Saiba o Impacto do tabaco na sua saúde!
Algumas tabaqueiras já foram acusadas de adicionarem Amoníaco aos cigarros, numa tentativa de aumentar a libertação de nicotina. Este processo, conhecido como "free-basing" é semelhante ao processo utilizado para aumentar os efeitos da cocaína.
Com adição de amoníaco, toda a nicotina fica na forma básica, que é mais volátil que a forma ácida.
O Alcatrão é um resíduo negro e viscoso, composto por centenas de substâncias químicas, algumas das quais são consideradas carcinogéneas ou classificadas como resíduos tóxicos.
Numa primeira instância, o Alcatrão provoca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias e assim à semelhança de outros componentes dos cigarros, é responsável pela sua toxicidade, provocando a dependência do tabaco e várias doenças associadas ao seu consumo.
A Nicotina é uma droga viciante, absorvida a partir dos pulmões e que atua principalmente sobre o sistema nervoso.
A Nicotina é um alcaloide existente em grande concentração na folha do tabaco, efetivamente, a nicotina representa mais de 5% do peso da planta.
A nicotina é um veneno produzido naturalmente pela planta do tabaco e que é utilizado sobretudo em inúmeros inseticidas devido ao seu poder neutralizante. Composto essencial do cigarro, a nicotina estimula o sistema nervoso central mas pode provocar intoxicações graves devido á sua ação poderosa e toxica sobre o organismo.
A nicotina provoca o aumento da pressão arterial e do ritmos cardíaco, a libertação de adrenalina e reduz o apetite.
Quando consumida em excesso, a nicotina provoca náuseas e vómitos que, por sua vez, podem causar a morte por paragem respiratória.
Os sintomas de abstinência manifestam-se sobe a forma de irritabilidade, cefaleias e ansiedade, que pode dar origem a uma depressão.
A nicotina é uma das drogas mais toxicas conhecidas pelo homem. Uma pequena dose de apenas 60 miligramas é letal.
A morte chega poucos minutos após a sua ingestão. Dois maços de cigarros podem conter essa dose letal.
Nesse caso, então porque fumar não mata instantaneamente? A razão prende-se com o facto de que, apesar 90% da nicotina presente no fumo inalado ser absorvida, a concentração nos tecidos raramente se torna tóxica, pois o corpo consegue metabolizá-la e elimina-la rapidamente.
Uma vez que causa uma forte dependência através da sua ação sobre os recetores de dopamina (prazer), a nicotina é uma droga semelhante á heroína ou cocaína.
A nicotina é a principal substância carcinogénea do fumo do tabaco.
è parcialmente responsável pela nocividade do tabaco e perturbações patológicas (câncer, bronquite crónica e acidentes cardiovasculares, etc...) que podem levar á morte.
O monóxido de Carbono diminui a capacidade dos glóbulos vermelhos transportarem oxigénio para o corpo.
Trata-se de um gás incolor de elevada toxicidade, presente em grande concentração no fumo do tabaco.
Os fumadores tem em média menos 10 anos de vida do que os não fumadores.
As substâncias absorvidas destroem alguns órgãos importantes, ao mesmo tempo que fragilizam o organismo em relação a vírus e doenças oportunistas.